Trabalho
A tecnologia ajuda no processo da consumação em alta escala, uma vez que a mesma tecnologia que produz grandes volumes de coisas é a mesma que incentiva a consumi-las.
A modernidade traz consigo uma dicotomia: o homem contra a indústria e o homem contra o sistema.
Nas indústrias, os funcionários tinham que produzir e produzir, deixando de lado a saúde, por exemplo, pois os grandes donos de indústrias só visam ao lucro e mais lucro.
O sistema é explorador e cruel para com os seus meios sem preocupações com os fins. Fica evidente no filme o desleixo com o ser humano e o meio ambiente.
O homem, envolvido nesta dança malévola, cai nos encantos do consumismo sem ao menos se perguntar: “Quem realmente está produzindo aquele produto?”; “Qual o destino para este produto quando ele for obsoleto?”.
Recebemos uma enxurrada de propagandas pela televisão, rádio, internet, incentivando-nos a consumir, pedindo para que compremos.
Vemos na TV uma propaganda de um lanche, um “hamburger” de uma grande empresa “Yankee”. O simulacro desprendido de qualquer compreensão, faz-nos comprar e comer. E comer de novo. E de novo. Esta empresa já liderou o maior programa de reciclagem do planeta.
Cito também como exemplo as TVs, os celulares e alguns calçados.
Em 10 anos aproximadamente, tivemos mudanças nas TVs com relação à tecnologia: Plasma para LCD; LCD para LED;
Em 2 anos, um Galaxy S2 passa para S3, que passar para um S4 e, temporariamente, permanece no S5. Quantos de nós não passamos essas etapas? Quantos de nós não possuímos hoje um Galaxy S4 e está contando os dias para chegar às lojas o S5? Muitos.
Há pessoas que passam dias em filas de lojas de eletroeletrônico para comprar um celular, mais especificamente, o lançamento da