asfalto
O asfalto é um produto obtido através da destilação do petróleo sendo uma de suas frações mais pesadas com um ponto de ebulição de 600°C. é um dos mais antigos materiais usados pelo homem, ao longo de sua historia, e sempre foi um dos materiais mais variado da natureza, o que é muito importante ate hoje para a sociedade, na fabricação de vários materiais, no qual um dos principais é na utilização para a pavimentação de rodovias.
É uma substancia mineral natural, rica em hidrocarboneto, espessa de material aglutinante escuro e reluzente, e é um termoplatico, que quando resfriado tem uma estrutura solida, e amolecido a uma temperatura que vaira de 150°c a 200°c. tem uma caracteristica de ser um material de elevada massa molecular, além de outras substancias minerais que o compõe.é um material firme, não e volátil, porem ele é solúvel em bissufeto de carbono, com qualidades isolantes e adesivas. Para a pavimentação, o asfalto e aprova d’água e não é afetado pela maioria dos ácidos, álcalis e sais, sendo que nos pavimentos asfálticos são caracterizados como flexíveis, pelo fato de ser um material viscoso e termoplástico. o asfalto pode ser natural, ou obtido das destilações do petróleo.
Tipos de asfalto.
Existem vários tipos de asfalto e cada um é obtido misturando diversos materiais ao asfalto do petróleo . Os diferentes tipos de asfalto, diferentes composições de seus componentes, são escolhidos de acordo com as necessidades da rua que será asfaltada.
Os tipos de asfaltos são:
Asfalto Natural (AN):
petróleo surge naturalmente na superfície da terra e sofre uma destilação natural, causada pela ação de vento e de sol, tirando os óleos e dases mais leves, deixandp assim um resíduo muito duro, que é o chamado asfalto natural
Asfalto Diluído:
Os asfaltos diluídos ou “cut-backs” são diluições de cimentos asfálticos em solventes derivados do petróleo de volatilidade adequada, quando há necessidade de eliminar