normas e rotinas hospitalares
Normas, são um conjunto de regras ou instruções que determinam os procedimentos, métodos e organização que são utilizados no desenvolvimento das atividades. São leis, guias que definem as ações de enfermagem, quanto a o que e como fazê-las.
Rotinas é definida como um conjunto de elementos que especifica a maneira exata pela qual uma ou mais atividades devem ser realizadas. É a descrição sistematizada dos passos a serem dados para a realização das ações componentes de uma atividade, na sequência de execução. Uma rotina instrui sobre o que deve ser feito, quem deve fazer e onde.
FERRAMENTAS GERENCIAIS DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM:
MANUAIS DE ENFERMAGEM: É a ferramenta que reúne de forma sistematizada normas, rotinas, procedimentos e outros imprescindíveis para execução das atividades de Enfermagem, ou seja, instrumento orientador dos profissionais de enfermagem no desempenho de suas funções.
NORMAS DE ENFERMAGEM: São normas técnicas fundamentadas num processo de simplificação, pois abreviam a crescente variedade de procedimentos e produtos, desta forma eliminam o desperdício, o retrabalho e promovem a troca de informações entre fornecedor e consumidor ou entre clientes internos. A finalidade importante de uma norma técnica é a proteção ao consumidor, especificando critérios e requisitos que medem o desempenho do produto/serviço, resguardando assim a vida e a saúde.
CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DE NORMAS: Deve ser colocada por autoridade reconhecida. Fundamenta- se nos princípios: Ético, disciplinar, assepsia. A elaboração deve ser feita de maneira ampla e expressa, clara e concisa, flexível, consentindo o raciocínio e a iniciativa.
TAREFAS DE ENFERMAGEM: São ações que um profissional de enfermagem executa.
REGULAMENTO: É o ato normativo de caráter constante determinado pela administração superior e contém as diretrizes básicas da organização de saúde.
REGIMENTO: É o ato normativo acatado pela administração superior, de caráter