As diferenças entre formação inicial e continuada
AROEIRA, K. P. A constituição curricular no ensino fundamental, médio e superior no Brasil: o debate na Revista Brasileira de Ciências do Esporte nas décads de 1980 e 1990. Espírito Santo.
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996. 125p.
VIDAL, M. H. C.; BERNARDES, A. A. M.; SOUSA, S. B. A formação docente frente os desafios na superação da racionalidade técnica: uma experiência de formação pessoal. Caderno de Educação Escolar, Uberlândia, ano 2, n.1, p.17-25, 2001
pt.wikipedia.org/wiki/Formacao_inicial
portal.mec.gov.br
dgaep.gov.pt
Podemos dizer que a formação acadêmica de profissionais da educação possui duas etapas sendo elas a inicial e a continuada.
A formação inicial corresponde ao ensaio escolar e universitário e leva o indivíduo a um nível de formação que determinará qual profissão será capaz de exercer, visa a aquisição das capacidades indispensáveis para o trabalhador poder iniciar suas funções, é destinado a trabalhadores recrutados e a recrutar.
Formação continuada promove a atualização e a valorização pessoal e profissional dos trabalhadores para aquisição e aprofundamento de conhecimentos ou especializações, em consonância com as políticas de desenvolvimento, inovação e mudança da Administração pública, são destinados a trabalhadores que se encontra no exercício das suas funções.
As diferenças entre formação inicial e continuada
A etapa inicial caracteriza-se como sendo a que, do ponto de vista acadêmico, credencia o indivíduo a atuar em determinada àrea do conhecimento e é adquirida com a conclusão do curso de licenciatura ou bacharelado.
Ainda no que se refere à formação inicial, Pimenta apud Vidal (2001) demonstrou em seus estudos que os cursos de formação, ao desenvolverem um currículo formal com conteúdos e atividades de estágios distanciados da realidade das escolas, numa perpectiva burocrática e