Formação econômica brasileira
Sistema de parceria:
- O imigrante era obrigado a pagar todo o custo de transporte e juros de 6% ao ano pelo adiantamento oferecido para manutenção dos trabalhadores durante o 1º ano de sua chegada.
- Os imigrantes estrangeiros moravam em uma adaptação das antigas instalações das senzalas.
- O imigrante estrangeiro recebia uma parte das terras para cultivo de alimentos, porém tinha que dividir os lucros da vinda dos alimentos e da venda do café com os fazendeiros.
Sistema de colonato:
- O fazendeiro é obrigado a arcar com as despesas de viagens e do primeiro ano de trabalho dos imigrantes.
- Utilização do governo da província de SP para custear a instalação dos imigrantes estrangeiros.
- Sistema misto de renumeração: recebia um pequeno salário anual por cuidar de certo número de pés de café e no final da colheita, outro salário. Além disso, o imigrante tinha direito a uma pequena parte da terra para cultivar seu próprio alimento.
2. Analise as principais medidas adotadas no governo Campos Sales para deter a recorrente desvalorização cambial que marcou a economia brasileira no final do século XIX. (4,0 pontos)
- Campos Sales assinou o Funding Loan, um empréstimo feito com credores internacionais.
- Aumentou a tarifa sobre os produtos importados com o objetivo de aumentar a receita do governo em moeda estrangeira e arcar com os custos da dívida externa e os lucros gerados por ela.
- Campos Sales retirou a moeda nacional de circulação com o intuito do cumprir os termos do pacto assinado com os credores internacionais e numa tentativa de estabilizar as taxas de câmbio.
3. Examine os objetivos e as medidas adotadas no Convênio de Taubaté em 1906. (3,0 pontos)
O Convênio de Taubaté tinha