Resumo sobre abraham maslow
Abraham Maslow nasceu em 1908, em Nova York, e faleceu em 1970.
Uma das principais contribuições de Maslow foram seus estudos sobre a autorrealização, “... uma força interna que direciona o desenvolvimento humano rumo a seu potencial mais elevado”.
Abraham Maslow desenvolveu sua teoria holística – dinâmica das motivações na década de 1950, com base nos estudos de diversos psicólogos, psicanalistas e filósofos.
A teoria que entre os estudantes de administração é conhecida como “Hierarquia das Necessidades de Maslow” parte do princípio de que o comportamento de um indivíduo em determinado momento é acionado a fim de buscar a satisfação de uma necessidade que, ainda que coexista com diversas outras, está, naquele momento, se manifestando com mais intensidade. Maslow agrupou as necessidades humanas em cinco categorias: * Necessidades fisiológicas: Refere-se ao corpo em busca de manutenção do estado de homeostase e da necessidade de saciar fome, sede, sono, abrigo. É a mais forte das necessidades, ou seja, caso todas as necessidades estejam insatisfeitas, o indivíduo direcionará suas ações no sentido de, primeiramente, satisfazer suas necessidades fisiológicas. Esta necessidade é de tal forma imperiosa que, quando fortemente insatisfeita, é capaz de alterar a percepção, memória, pensamento, emoções, desejos e visão de futuro, tudo com o objetivo de satisfazê-la. * Necessidades de segurança: Esta categoria se refere ás necessidades de estabilidade, dependência, segurança propriamente dita, existência de ordem, de estrutura, leis e limites, sentir-se livre do medo, da ansiedade, dos imprevistos e do caos. * Necessidade de pertencer e ser amado: Também chamadas de necessidades sociais, emergem quando as necessidades fisiológicas e as de segurança encontram-se satisfeitas. Esta categoria de necessidades, quando não satisfeitas, aponta para os sentimentos de solidão, desamparo, rejeição, de não pertencer a um