Teoria de maslow
RESUMO: Este artigo trata-se do estudo básico das necessidades humanas, baseado na teoria da hierarquia de necessidade de Maslow, onde mostra a influencia e motivação dos indivíduos para satisfazer certas necessidades, deste as básicas ( fisiológicas e segurança) ate as secundárias ( social, estima e auto realização) para realização pessoal.
PALAVRA CHAVE: Necessidades. Teoria. Satisfazer. Realização. Motivação.
INTRODUÇÃO
De acordo com estudos de Maslow (apud Chiavenato,2009), as necessidades básicas de um indivíduo têm suas prioridades conforme o decorrer de sua vida.
Após a pesquisa do comportamento humano foi criado à hierarquia da necessidade, baseado na teoria da motivação, aonde o homem vai realizando suas necessidades conforme sua importância e influencia, numa pirâmide, em cuja base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização).
Esta teoria é conhecida como uma das mais importantes na relação da motivação.
Para Maslow ( apud Pierre, 2000), as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o individuo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-las.
Poucas ou nenhumas pessoas procuraram reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas não estiverem satisfeitas.
Figura [ 1 ] – A hierarquia das necessidades humanas, segundo Maslow.
As necessidades básicas de um individuo tem suas prioridades que no decorrer da vida vão se realizando. Quando a necessidade não é satisfeita e não sobrevindo as situações anteriormente mencionadas, não significa que o indivíduo permanecerá eternamente frustrado. De alguma maneira a necessidade será transferida ou compensada. Daí percebe-se que a motivação