Formação econômica brasileira
Período - 2010/1º
Disciplina: Formação Econômica Brasileira
Coordenador: Aléxis Toríbio
Aluno (a): ...........................................................................................................................
Pólo: ...................................................................................................................................
1) Descreva e analise as principais diferenças entre o sistema de produção do café no Brasil sob os regimes de parceria e colonato. (3,0 pontos)
No sistema de parceria, o imigrante era responsável por seus gastos de viagem e assentamento, sendo remunerado pela metade dos lucros auferidos pela produção de café sob sua responsabilidade. Como a contabilidade era realizada pelos cafeicultores, nunca havia a possibilidade de renda suficiente para os imigrantes darem conta de suas dívidas, tornando-a eterna. Além disso, as condições de vida oferecidas aos imigrantes assemelhavam-se fortemente àquelas dos escravos negros, o causava grande revolta e inviabilizava sua continuidade.
Com a utilização do imigrante no sistema de colonato, parte de sua remuneração passa a ser monetizada, ampliando o mercado interno até então incipiente, demandando principalmente têxteis e produtos alimentícios. A expansão do mercado interno tornou-se o principal estímulo inicial para a formação de plantas industriais no país.
2) O chamado “saneamento monetário” marcou a política econômica do governo Campos Salles. Qual foi sua racionalidade e as principais medidas assumidas? (3,5 pontos).
O principal objetivo era a busca da estabilidade cambial e capacidade de pagar a dívida externa renegociada no II Funding Loan. Para isso, foram implementadas polítcas extremamente recessivas que contrariaram claramente os cafeicultores, mas pressionadas pelos credores ingleses. Para evitar uma valorização ainda mais forte, foi criada a Caixa de Conversão.
3) Destaque os objetivos do Plano de