formação economica
Súmula:
Esta disciplina tem por objetivo analisar a formação econômica, política e social do Brasil e da Amazônia, a partir da sua inserção com o mercado mundial, desde a construção do sistema capitalista até a contemporaneidade. Busca analisar ainda o modelo de desenvolvimento do Brasil e da Amazônia no contexto do desenvolvimento capitalista e os processos econômicos, políticos e sociais daí decorrentes.
Metodologia de ensino:
As aulas serão ministradas em forma de aula expositiva pelos professores e apresentação de seminários pelos alunos. A partir dos textos de cada unidade tópica do programa, o professor deverá indicar a leitura obrigatória (LO) aquela que servirá de base à realização dos seminários. Sendo assim, na primeira hora das aulas haverá exposição temática pelas professoras. Às duas horas subseqüentes serão destinadas aos alunos que farão exposição do resumo da bibliografia obrigatória, seguido de debate pela turma. A cada aula será sorteado um aluno (a) para efetuar a sua exposição. O trabalho final será a construção de um artigo de 15 a 20 laudas para possível publicação em revista especializadas.
Conteúdo programático:
1 – A sociedade Capitalista: categorias de análise (Forças Produtivas, Relações de Produção e Modo de Produção). (Nadia/Vera);
2- Os Modos de Produção: do comunismo primitivo à Consolidação do Capitalismo (séculos XVII a XIX). (Nadia/Vera);
3- A Inserção do Brasil no Mercado Mundial (Vera);
4- A inserção da Amazônia no Mercado Mundial: das Drogas do Sertão ao Ciclo da Borracha (Nadia);
5 – O Modelo de Desenvolvimento Nacional: de 1930 a 1980 (Vera);
6 – Da crise econômica de 1980 à Era Collor (Vera);
7 - O Modelo de Desenvolvimento Regional: Imperialismo e multinacionais. (Nadia);
8 – A “Questão Social” na Amazônia: produção de riqueza e de pobreza na região. (Nadia);
9- A Crise Capitalista Contemporânea e seus efeitos econômicos, políticos e