FORMAÇÃO ECONOMICA
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação à Distância – AD1
Período - 2014/1º
Disciplina: FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASIÇEIRA
Coordenador: ALEXIS TORÍBIO DANTAS
Pesquise no material didático recomendado para o curso e discuta as seguintes questões:
1. Diferentemente das experiências de Portugal na África e na Ásia, a empresa colonial agrícola no Brasil apresentava características produtivas muito mais complexas, sobressaindo a necessidade de obtenção de altos lucros para a metrópole. Discutas as principais características desses empreendimentos no Brasil colônia e os determinantes da alta lucratividade; (3,0 pontos)
Essa lucratividade estava assentada em três elementos principais (principalmente pela garantia de baixo custo para o empreendimento):
• o latifúndio: necessário para permitir o crescimento extensivo da produção e atrair colonos portugueses (dada a grande oferta de terras não era necessária a busca por aumento de produtividade). • a monocultura: como a empresa colonial agrícola visava à lucratividade comercial, era mais interessante para o colonizador mobilizar recursos para o produto a ser exportado do que diversificar a produção considerando o mercado
• o trabalho escravo: a dificuldade de acesso à mão-de-obra barata diante da necessidade de conter custos de produção levou à introdução da escravidão na colônia, ainda que estivesse em vias de desaparecimento na Europa.
2. Relacione a expansão da cultura cafeeira com o surgimento das cidades e o avanço da industrialização em São Paulo; (4,0 pontos)
Por ser uma atividade muito dependente de mão-de-obra (agora constituída de trabalhadores livres), houve estímulo ao surgimento de muitas cidades: ao deslocar-se o plantio de novos cafezais, a terra era reconvertida para outros usos agrícolas, intensificando uma agricultura mercantil iniciada pelos