Formação economica do brasil
Centro de ciências sociais aplicadas
Curso: ciências sociais – licenciatura e bacharelado
Disciplina: Economia - Prof. Nicodemos
Aluna: Iara Batista Santos Ramos
Assunto (tema): Risco país
A expressão "risco país" entrou para a linguagem cotidiana do noticiário econômico, principalmente em países que vivem em clima de instabilidade, como o Brasil e a Argentina. O "risco país" é um indicador que tenta determinar o grau de instabilidade econômica de cada país. Desta forma, se tornou decisivo para o futuro imediato dos países emergentes. A seguir, estão enumerados alguns pontos básicos que facilitam o entendimento desse conceito, que vem tendo cada vez mais destaque. O risco país é um índice denominado Emerging Markets Bond Index Plus (EMBI+) emede o grau de "perigo" que um país representa para o investidor estrangeiro
Tal termo foi criado pelo banco J.P.Morgan, em 1992, para poder orientar seus clientes sobre o direcionamento de seus investimentos, evitando aqueles países em que o risco de ocorrer uma crise financeira é maior. Este indicador se concentra nos países emergentes. Na América Latina, os índices mais significativos são aqueles relativos às três maiores economias da região: Brasil, México e Argentina.
Analisar o Risco Brasil ou Risco País é importante para se ter uma base mais sólida sobre a estratégia de alocação de ativos. Como tudo no mercado gira em torno da relação retorno x risco, compreender os conceitos destes tópicos se tornou importante para uma boa gestão de investimentos.
As principais consequências de um risco são uma retração do fluxo de investimentos estrangeiros e um menor crescimento econômico, o que acaba acarretando um aumento do desemprego e salários menores para a população.
Tipos de risco associados ao investimento estrangeiro:
1.Risco político
O risco político se refere à possibilidade de que o governo do país em questão, exercendo seu poder soberano, tome medidas adversas aos