Formação dos estados americanos
A América anglo-saxônica
Apresentação:
Definição - América Anglo-saxônica
Localização Mapa;
Considerações gerais: * Geografia da América anglo-saxônica * Histórico – povoamento / ocupação;
Alguns dos principais eventos geopolíticos: * Protocolo de Kyoto * USA nas guerras ( 1 e 2 guerra Mundial,Vietnã, Iraque) * Guerra da secessão (grupos sul/norte ) * Canadá-Separação de Quebec * 3 Doutrinas: Monroe , Truman , Bush.
Atualidades: * Comparativo entre as políticas de imigração (visão dos 2 países USA e Canadá)
Perspectivas:
Governo Obama - um estado mais socialista
A América anglo-saxônica
A expressão América Anglo-Saxônica refere-se aos países das Américas que tem como principal idioma o inglês e que também possuam laços históricos, étnicos, lingüísticos e culturais com o Reino Unido. Entre os países incluídos estão os Estados Unidos e o Canadá (com exceção da província de Quebec) na América do Norte, Belize e algumas ilhas do Caribe na América Central, e a Guiana na América do Sul.
Com este termo classificamos os países da América em dois blocos: * América latina cuja língua oriunda se deriva do latim; * América Anglo-saxônica cuja língua oriunda se deriva do anglo-saxão.
Essa parte do continente americano tem forte colonização inglesa, o que condicionou vários aspectos culturais, como a língua e a predominância da religião protestante. Além de grande parte da população ser de ascendência européia.
Embora essa classificação seja imperfeita. A Guiana na América do Sul, e diversas ilhas das Caraíbas, assim como o Belize na América Central, são também países de língua anglo-saxônica, mas não costumam ser considerada parte do que se convencionou chamar de América Anglo-Saxônica. Além disso, a província de Quebec, no Canadá, fala francês, uma língua latina.
Na prática, as expressões América Anglo-Saxônica e América Latina costumam ser utilizadas em referência, respectivamente, aos países