Formação docente inclusiva
HISTÓRIA LICENCIATURA
DJARA SOUZA VELAME
FORMAÇÃO DOCENTE INCLUSIVA
Salvador
2013
DJARA SOUZA VELAME
FORMAÇÃO DOCENTE INCLUSIVA
Trabalho apresentado ao Curso História licenciatura da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Políticas Educacionais, Psicologia da Educação, Educação e Inclusão,Língua Brasileira de Sinais e Seminário III.
Prof. Raquel Franco;Carlos Eduardo Gonçalves;Edilaine Vagula; Sandra Vedoato;Gleiton Luiz de Lima.
Salvador
2013
Introdução
Este trabalho interdisciplinar tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre como tem acontecido à formação docente e a qualidade da sua formação para o trabalho com a inclusão, os desafios que o professor vem enfrentando com a prática inclusiva.
A inclusão trata-se de uma inovação, porém precisa ser bastante discutida para que seu sentido não seja distorcido e que não se torne um movimento polemizado, inserir alunos com necessidades especiais nas escolas sejam elas de cunho público ou privado e sejam eles com quaisquer deficiências, permanentes ou temporários, nada mais é que garantir um direito ao cidadão e isso é previsto em diversas leis esparsas e principalmente na Constituição Federal.
A inclusão no âmbito social já foi e é motivo de inquietação, uma vez que muitas são as controvérsias na sociedade no que diz respeito incluir todos, independente de qual seja seu grau psíquico, social e econômico. Tornou-se, portanto um desafio, e já é uma realidade possível e vivida na sociedade.
Mesmo com esse avanço, ainda há professores que julgam despreparados para enfrentar essa proposta. Nesse sentido, Essas crianças mantêm- se nas escolas, mas, segregados dentro da sala sem seus direitos serem cumpridos. Um grande desafio nesse sentido é que a inclusão obtenha sucesso, e para que isso ocorra, torna- se necessário