Formação do professor
________________________________________
Os avanços nas Ciências Biológicas tornam indespensável uma redefinição das práticas pedagógicas dos professores desta área.
O compromisso dos profissionais em Ciências Biológicas com a educação reflete-se na sua maneira de agir em sua prática pedagógica. Estes devem considerar que a sala de aula é um espaço de construção do conhecimento, conferindo a esta o verdadeiro motivo de se ensinar ciência e biologia: proporcionar aos educandos uma compreensão racional do mundo e do meio ambiente que os cerca levando-o a uma posição crítica em relação à natureza. Porém, neste momento, uma pergunta deve ser realizada: Como estes profissionais estão sendo formados, quais são os entraves e quais os desafios para que estes possam estar devidamente preparados?
Convém aqui considerar que a formação do profissional para educação, não só acontece dentro das universidades como também na prática pedagógica, na formação continuada.
É lamentável o fato que a maioria dos cursos de formação dos professores de Ciências Biológicas não estão preparando professores habilitados para utilizar e produzir novas tecnologias na educação assim como seus impactos nas sociedades que por conseguinte também afetam a sala-de-aula. Existe uma certa incapacidade para colocar em prática concepções e modelos inovadores que possam substituí-las quando de difícil acesso. Outro problema a ser considerado, é a junção teoria e prática. Em algumas universidades, acontece a atividade experimental através do estágio supervisionado que deveria contribuir para uma melhor formação de professores e consequentemente do ensino. Contudo, é grande o número de estagiários que praticam por praticar. Ainda se utiliza a técnica mais tradicional de ensino: a aula expositiva onde os conteúdos não são articulados de forma crítica. São apenas transmitidos, sem nenhum significado para os alunos.
Como