Formação do brasil e do povo brasileiro
Este artigo tem por finalidade apresentar de forma resumida a formação do Brasil colonial e em aspecto populacional, na perspectiva de alguns autores, no qual assim seja mais bem compreendido.
RESUMO
Para este artigo foi proposto o tema “O que é o Brasil?”, no qual será aberta uma observação da formação do Brasil para uma melhor compreensão do paísatualmente. Serão apresentados aspectos que marcaram seu desenvolvimento e também a formação de seu povo na perspectiva de alguns autores renomados na escrita da história brasileira, em que também serão abordadas características coloniais, sociais, econômicas e culturais para assim melhor compreendermos o Brasil, o seu povo e a sua história.
INTRODUÇÃO
A formação inicial do Brasil foi contextualizada no aspecto internacional. Devido à revolução comercial na Europa o comercio se mudou para os países litorâneos, no qual fez com que Portugal partisse para conquista de novas ilhas e terras como a África e assim contorna-la em busca das índias. Com a descoberta do “Paraíso Terreal”, no qual Sergio Buarque de Olanda denominou a inicial ilha brasileira, em seu princípio ouve interesse apenas na exploração de produtos extrativos, no entanto, a ideia de povoamento da área somente surgiu quando ouve a necessidade de haver um povoamento que seria capaz de abastecer e manter feitorias e organizar a produção de gêneros de comércio para a exportação, assim, utilizando como o primeiro produto extrativo para exploração o pau-brasil.
“Nestas condições, ‘colonizar’ ainda era entendido como aquilo que dantes se praticava; fala-se em colonização, mas o que o termo envolve não é mais que o estabelecimento de feitorias comerciais” (Caio Prado Jr, História econômica do Brasil: 1945 - p. 16).
A economia passa então a ligar-se às plantações de açúcar e a agricultura de subsistência, fazendo surgir às primeiras aristocracias oligárquicas regionais do país, no qual podemos compreender através