Contbilidade
²
³
1. DESCRIÇÃO DO CASO
Após pedirem desligamento de suas funções, impulsionados por um programa de demissão voluntária na empresa da qual trabalhavam, um pequeno grupo de 3 amigos engenheiros resolvem fazer uma sociedade e montar um negócio com o aporte inicial de R$ 120.000,00 para venderem peças de máquinas industriais que recebeu o nome de Manutenção Confiança.
Atuando há algum tempo como empresa informal o negócio de venda de peças só emite recibos aos seus clientes, logo, não recolhe impostos, sendo que a entrada e saída de dinheiro são efetuadas através de livro caixa. Após o período inicial de funcionamento contratam 5(cinco) funcionários, sem carteira assinada, havendo a necessidade de mais funcionários, onde estes recebem pagamentos semanais de acordo com sua produção. As compras e o controle de pagamentos são realizados por cada um mês a mês sendo este responsável por prestar contas ao fim do mês.
Durante esse período inicial de funcionamento foi detectado um patrimônio dividido entre: imóvel; equipamentos; veículos; móveis e utensílios; estoque; fornecedores; clientes; conta bancária; sócios, do qual o gráfico patrimonial encontra-se em anexo. Diante do crescimento do negócio iniciado pelos amigos, surge após reunião, o interesse em participar de licitações públicas para expandir seu negócio.
Na posição patrimonial, a situação do negócio dos amigos mostra uma situação positiva, logo uma análise criteriosa sobre a real situação patrimonial deve ser analisada, pois alguns fatores não foram predispostos na confecção deste gráfico. Alguns custos que não foram mencionados podem acarretar uma mudança significativa na situação patrimonial da Manutenção Confiança,
Devido ao novo rumo que pretendem dar ao negócio surgem alguns pontos a serem analisados e solucionados visando tornar viável o interesse em participar de licitações públicas e possivelmente a conquista de