Princípios de contbilidade
Departamento de Economia, Ciências Contábeis e Administração
Wagner Cardoso da Silva Junior
2º ‘U’ Ciências Contábeis
Profº: Jonas Comin
PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE
Taubaté - SP
2012
1 - PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE (PC)
Os “Princípios fundamentais da Contabilidade (PFC)”, hoje em dia denominados “Princípios de Contabilidade (PC)” por determinação da Resolução CFC 1.282/2010, representam a constituição das teorias e normas da Contabilidade.
Como a Contabilidade é a ciência que estuda, controla e registra as alterações do patrimônio, seus princípios são ligados diretamente ao patrimônio da entidades.
Os Princípios são: I) Princípio da Entidade:
Este princípio determina a necessidade de diferenciação do patrimônio particular do patrimônio público, independente de ser uma pessoa física ou jurídica. Por isso, nesta concepção não devemos confundir o patrimônio da entidade com o patrimônio de seus proprietários.
II) Princípio da Continuidade:
A vida infinita ou provavelmente finita da entidade é determinada pelas alterações patrimoniais. A continuidade pode alterar no valor dos Ativo e também no valor e vencimento dos Passivos, em especial quando a entidade têm um prazo determinado de extinção.
III) Princípio da Oportunidade:
Este princípio determina que os registros contábeis sejam realizados pelo valor original completo e na data em que ocorreu o fato contábil, independentemente das causas que originaram as alterações patrimoniais.
IV) Princípio do Registro Pelo Valor Original:
As alterações do patrimônio da entidade devem ser registradas pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional. Após um bem, direito ou obrigação ser integrado ao patrimônio da entidade, o mesmo não poderá ter seu valor original alterado, podendo apenas ser decomposto em elementos, ou ser agrupado parcialmente ou integralmente a outros elementos patrimoniais.
V) Princípio da Atualização Monetária: