Contabilidade de custos
FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS
ADMINISTRAÇÃO
Prof. Daniel José Marchiori Jorge
ATPS – Contabilidade de Curtos
Edleusa Gonçalves RA 9292601001
Juliana Humberto RA 9216594017
Lincoln Shoji Okubo RA 9230618986
Rodrigo Marcelo de Oliveira Santos RA 9201591777
Simone Ferreira RA 0993011
Valinhos
2011
ETAPA 1
PASSO 2
PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
Os Princípios Fundamentais de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional.
Os princípios são aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades.
Devido a isso foram estabelecidos padrões para a contabilidade (princípios e convenções contábeis).
OPORTUNIDADE:
O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.
● ENTIDADE CONTÁBIL:
O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
● CONTINUIDADE:
CONTINUIDADE ou não da ENTIDADE, bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.
● PRUDÊNCIA:
O Princípio da PRUDÊNCIA determina a