Resumo biologia segundo ano
Este é Blob, a bactéria. Ele e todos os seus irmãos nasceram em poucos segundos, apenas de sua mãe sem a ajuda de nenhum outro gameta, que são as duas vantagens da reprodução assexuada. Porém, desvantajosamenrte, não apresentam variabilidade gênica, logo, são suscetíveis às mesmas doenças.
Esta é Aninha, o bebê. Para nascer, por reprodução sexuada, ela precisou que houvesse a união do gameta de seu pai e sua mãe e demorou nove meses inteiros para se formar, o que é desvantajoso se comparado a reprodução assexuada. Porém, quando chegarem seus irmãos, todos eles serão diferentes genéticamente.
Os gametas são formados por um processo chamado gametogênese: o gameta masculino é formado por espermatogênese e, o feminino, por ovulogênese.
Quando entra na puberdade, o homem começará a produzir suas espermatogônias diplóides. Para virarem espermatozóides devem passar pela espermatogênese, que é composta por quatro fases: Multiplicação, Crescimento, Maturação e Espermiogênese.
Na fase de multiplicação, as espermatogônias se dividirão por sucessivas mitoses.
As espermatogônias se nutrem, crescem e passam a ser chamadas de espermatócitos primários. Nesta fase – chamada crescimento - não acontecem divisões celulares e as células continuam diplóides.
Na fase da maturação, os espermatócitos primários sofrem meiose: de cada um deles surgirão dois espermatócitos secundários. Eles serão haplóides, ou seja, terão metade dos 23 pares de cromossomos. Ainda nesta fase, os espermatócitos secundários sofrem uma segunda meiose, formando o dobro de espermátides igualmente haplóides.
As espermátides ganham suas caudas ou flagelos (que permite sua movimentação) na fase de especialização, ou espermiogênese, e serão chamadas espermatozóides.
Apesar de a ovulogênese ter muitas semelhanças com a espermatogênese, os processos não são idênticos.
Diferente do homem, a mulher forma todos os seus folículos de Graaf