Biologia celular
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
1. Unicelularidade e Multicelularidade o Dos Procariontes aos Eucariontes o Da Unicelularidade à Multicelularidade 2. Mecanismos da Evolução o Evolucionismo vs. Fixismo o Selecção Natural, Selecção artificial e variabilidade
1. UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE 1.1. Dos Procariontes aos Eucariontes Actualmente é praticamente consensual que todos os seres vivos podem ser agrupados em dois grandes grupos: os procariontes e os eucariontes. O principal critério de distinção entre estes dois grupos é a organização celular.
Características Tamanho Parede celular Material genético
Célula Procariótica
Possui 5 μm de diâmetro médio. Parede celular rígida. Sem invólucro nuclear. O material genético está no citoplasma, constituindo o nucleóide. O DNA é uma simples molécula circular em regra não associada a proteínas. Não possuem organelos membranares. Apresentam ribossomas de dimensões inferiores aos das células eucarióticas. Sem cloroplastos. A fotossíntese tem lugar em alguns casos em lamelas fotossintéticas.
Célula Eucariótica
Possui 40 μm de diâmetro médio. Parede celular rígida presente apenas nas plantas e nos fungos. O material genético está encerrado no núcleo, que contém um ou mais nucléolos. As moléculas de DNA estão associadas a proteínas constituído os cromossomas. Possuem muitos organelos membranares, como mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, etc. As células vegetais possuem cloroplastos.
Organelos Fotossíntese
Numa perspectiva evolutiva, a vida terá evoluído a partir de organismos mais simples, os procariontes, dos quais terão surgido os eucariontes. Duas hipóteses, a autogénica e a endossimbiótica, apresentam mecanismos explicativos desta evolução.
Unidade 7
Resumo 1/8
Biologia e Geologia, 11.º Ano Evolução Biológica
HIPÓTESE AUTOGÉNICA A Hipótese Autogénica admite que a célula eucariótica terá surgido a partir de organismos