Sistema contra incêndio
Os para raios devem estar instalados nos pontos mais altos dos prédios, os quais receberão a descarga e conduzirão até o solo através de cabos (estes normalmente de cobre, protegidos por tubos de PVC) onde será dissipada toda a energia. São recomendadas duas hastes de aterramento para receber esta carga.
Tipos Mais Usados:
Franklin
Gaiola de Faraday
Dissipativo
Sistema Estrutural ( utilizado no projeto)
Materiais usados:
Cabos totalmente interligados chamados de RE-BAR Fixados por clips galvanizados E utilização de Aterrinsert
O sistema será todo interligado desde a fundação até o topo. Recebem pontos estratégicos conectores chamados de Aterrinsert ®, onde é este que permite o acesso externo ao sistema não danificando a estrutura. Nos encontros das RE-BAR’s tanto vertical como horizontalmente as emendas devem ter transpasse de no mínimo 20 cm, sendo unidos por três clips. Isso para garantir a continuidade elétrica do sistema. Aterrinsert ® é o dispositivo responsável por fazer a comunicação entre os pontos externos (captores, barra de alumínio, equipotencializador) e os pontos internos da estrutura (REBAR). A fixação do Aterrinsert ® e feita com a utilização de um redutor prisioneiro, que irá fixar o Aterrinsert ® ao RE-BAR, o redutor é uma espécie de parafuso e porca. A partir daí há duas formas de captação das descargas: 1. Captação Lateral: onde se fixa uma barra de alumínio, na lateral de todo o perímetro superior da construção interligado ao Aterrinsert® para haver comunição com o REBAR. 2. Captação Superior: neste caso utilizaremos terminais aéreos(captores) e cabos para conectarmos aos Aterrinsert ® para fazer a comunicação com o RE-BAR.
OBS: No projeto utilizaremos o de número 2 * É importante que haja o aterramento das massas metálicas para evitar possíveis acidentes dentro da edificação como, por exemplo, a energização acidental de aparelhos elétricos, e