RESUMO: O Povo Brasileiro - A formação e o sentido do Brasil Darcy Ribeiro
SEMINÁRIOS AVANÇADOS: RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
O Povo Brasileiro - A formação e o sentido do Brasil
Darcy Ribeiro
Larissa Luna Amorim
Matrícula: 1010462
Fortaleza-CE
2013.1
Resumo:
III. PROCESSO SOCIOCULTURAL
1 AVENTURA E ROTINA
As guerras do Brasil
A empresa Brasil
Avaliação
2 A URBANIZAÇÃO CAÓTICA
Cidades e vilas
Industrialização e urbanização
Deterioração urbana
1. AVENTURA E ROTINA
AS GUERRAS DO BRASIL
Ao longo do seu crescimento, o Brasil foi marcado por uma sequência de conflitos. Conflitos esses que se completam, tem características predominantes, marcando assim a história do Brasil.
Começando com a luta dos Cabanos, assinalado por uma tensão entre brancos contra caboclos, e senhores contra serviçais. O conflito estruturava-se em uma luta para conquistar hegemonia, ambos os lados querendo dar sua imagem étnica à sociedade. O mesmo ocorreu em Palmares, embora nesse, a disputa era entre escravos e senhores, um enfrentamento racial. Canudos por sua vez, também apresentou três ordens de tensão: a classista, os conflitos raciais e outros, inclusive o religioso.
Conflitos interétnicos existiram desde o início da formação do povo brasileiro, com disputas entre tribos indígenas, no entanto seu resultado não tinha maiores consequências pelo fato de uma tribo não impor hegemonia às demais. O cenário muda quando surge no conflito um novo tipo de oponente, o dominador europeu e os novos grupos humanos que ele vai agregando, e configurando como uma macroetnia expansionista.
Desde 1500 correm esses conflitos, por meio de lutas armadas contra cada tribo que se defronta com a sociedade nacional, buscando conquistar território, e assim o conflito interétnico ocorre ao longo dos séculos, com uma sucessão ecológica entre a população original do território e o invasor que a amedronta a fim