DARCY RIBEIRO: VIDA E OBRA EM BUSCA DA IDENTIDADE CULTURAL DO POVO BRASILEIRO
INSTITUTO DE LETRAS
DARCY RIBEIRO: VIDA E OBRA EM BUSCA DA IDENTIDADE CULTURAL DO POVO BRASILEIRO
CULTURA BRASILEIRA I
Rio de Janeiro
2011
O autor Darcy Ribeiro contribuiu de forma significativa para a construção de uma perspectiva crítica em relação à formação do povo brasileiro. Desde a dedicação a causa indígena, passando pela luta por uma educação de qualidade em todos os níveis, chegando à contribuição na política e culminando com a obra “O Povo Brasileiro”. Darcy Ribeiro, antropólogo, educador e romancista, nasceu em Montes Claros (MG), em 26 de outubro de 1922. Filho de farmacêutico e professora, Darcy Ribeiro mudou-se para o Rio de Janeiro com o objetivo de estudar medicina. Até ingressou na faculdade, mas abandonou o curso depois de três anos.
Diplomou-se em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1946), com especialização em Antropologia. Dedicou os primeiros anos de vida profissional (1947-56) ao estudo dos índios de várias tribos do país. Fundou o Museu do Índio, que dirigiu até 1947, e colaborou na criação do Parque Indígena do Xingu. Escreveu uma vasta obra etnográfica e de defesa da causa indígena. Elaborou e colaborou sobre este tema para organismo internacionais como UNESCO e Organização Internacional do Trabalho (OIT). Organizou e dirigiu o primeiro curso de pós-graduação em Antropologia, e foi professor de Etnologia da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1955-56).
Participou com Anísio Teixeira, da defesa da escola pública por ocasião da discussão de Lei de Diretrizes e Bases da Educação; criou a Universidade de Brasília, de que foi o primeiro reitor; foi ministro da Educação e chefe da Casa Civil do Governo João Goulart. Com o golpe 64 e a ditadura militar, teve seus direitos políticos cassados e como muitos outros intelectuais brasileiros exilou-se. Viveu em vários países da América Latina, conduzindo