ATPS Economia
Ciências Contábeis
ATPS Economia
Daniel Rogério dos Santos – RA 7365541353
Maria das Graças de Queiroz – RA 6791398853
Giovania Uchoas – RA 6942011630
Fernanda Pezzini – RA 7533602982
Economia
Profa. Ma. Renata M. G. Dalpiaz
Indaiatuba, 09 de outubro de 2013.
INTRODUÇAO
Este trabalho tem como finalidade levantar dados sobre o mercado consumidor de pizzas, buscando de forma aprofundada apurando dados que compõem o quadro econômico no país. Por se tratar de um produto alimentício, que geralmente é consumido fora de casa, serão analisadas informações referentes ao aumento, em escala crescente, do mercado de alimentos fora do lar. Existem várias interferências neste setor, como por exemplo, o aumento do custo de insumos como o tomate, que chegou a 220% de inflação em 2013, derivados do leite, combustível entre outros. De forma analítica, analisaremos de que forma o cenário econômico mundial nos afeta e elaboraremos o levantamento de dados demográficos e econômicos da Região do Grande ABC.
DESENVOLVIMENTO
A pizza já foi considerada um alimento das classes mais humildes devido à mistura de outros alimentos ao pão, o que tornava a refeição mais saborosa. Tempos depois tornando - se um prato muito apreciado também pelos nobres, passando a ser considerado um alimento universal.
As pizzas foram trazidas ao Brasil pelos imigrantes italianos, os Napolitanos, Sicilianos e Calabreses. Por volta de 1910 foi fundada a primeira pizzaria, no Brás, sequencialmente vieram muitas outras.
Mantendo sempre a base que é sua forma redonda, talvez seu grande diferencial no Brasil seja a riqueza da culinária regional, podendo ser encontrados os sabores tradicionais e também os típicos daquela região.
Com isso a pizza, por ser um prato acessível, torna-se um dos produtos mais comercializados. Para o empreendedor que almeja investir neste ramo deve se atentar as necessidades regionais.
A preferência