Estatística Aplicada
APLICADA
Profa. Dra. Angela Maria Pizzo
1
2
ESTATÍSTICA
1 - INTRODUÇÃO:
1.1 Definições:
Definição 1: A Estatística trata dos métodos científicos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação (conclusão) dos dados experimentais visando a tomada de decisões.
“Estatística”, palavra de origem latina, significou por muito tempo “ciência dos negócios do
Estado”.
A Estatística pode ser dividida basicamente em 3 etapas:
-
1ª etapa: Coleta de dados a partir de uma amostra escolhida da população. Para esta primeira etapa estudaremos as técnicas de Amostragem.
2ª etapa: Análise descritiva (ou Estatística Dedutiva), que envolve a parte de resumo e interpretação dos dados por meio de tabelas, gráficos e medidas descritivas
(quantidades).
3ª etapa: Escolha de um possível modelo explicativo para o comportamento do objeto em estudo, afim de se fazer, numa etapa posterior, a análise confirmatória dos dados, conhecida como inferência (ou Estatística Indutiva). Para esta última etapa, faz-se necessário a linguagem das probabilidades, para o esclarecimento de conclusões.
Definição 2: Estatística Dedutiva trata da organização, sumário e apresentação gráfica dos dados.
Definição 3: Estatística Indutiva consiste de métodos para tirar conclusões sobre uma população baseados em informações obtidas a partir de uma amostra da população.
1.2 População e Amostra
Ao se coletar dados sobre as características de um conjunto de elementos, como por exemplo, os brinquedos produzidos por uma indústria, os carros que passam por um determinado farol ou as preferências da população sobre candidatos a uma determinada eleição, nem sempre é possível considerar todos os elementos, ou seja, toda a população ou universo. Considera-se, então, apenas uma pequena parte do todo, chamada amostra. No caso da eleição, a população é formada por todos os cidadãos com direito a voto e a amostra é formada pelos eleitores que serão
entrevistados.