Fichamento - o povo brasileiro: a formação e o sentido do brasil
LINCENCIATURA EM HISTÓRIA
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
SOCIEDADE, CULTURA, ÉTICA E CIDADANIA
PROF. MSC. MARCIO BENASSULY
22 FEV. 2013
BRENO BRUNO DE SOUSA PEREIRA
O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil
BELÉM - PA
2013
BRENO BRUNO DE SOUSA PEREIRA
O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil
Fichamento apresentado ao Prof. Msc. Marcio Benassuly professor do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Ipiranga, como atividade avaliativa para obtenção de nota na disciplina.
BELÉM - PA
2013
Fichamento: MATRIZES ÉTNICAS
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2ª ed. São Paulo- SP, Companhia das Letras, 1995, p.29-41.
A ILHA BRASIL
“Nos últimos séculos, porém, índios de fala tupi, [...] se instalaram dominadores, na imensidade da área, tanto à beira-mar, ao longo de toda a costa atlântica e pelo Amazonas acima, como subindo pelos rios principais, [...] até suas nascentes.” (p. 29).
“No plano étnico-cultural, essa transfiguração se dá pela gestação de uma etnia nova, que foi unificando, na língua e nos costumes, os índios desengajados de seu viver gentílico, os negros trazidos de África, e os europeus aqui guerenciados. Era o brasileiro que surgia [...]” (p.30).
O texto tem como base as matrizes étnicas do país. Discorrendo sobre a Ilha Brasil, a matriz tupi e a lusitanidade, Darcy Ribeiro fala sobre o choque entre as culturas a partir do descobrimento da Ilha Brasil. Um conflito que não foi somente biótico, mas também ecológico, econômico e social, umas vez que desde a guerra bacteriológica travada pelos povos, da disputa de territórios e riquezas até a mercantilização das formas de produção transfigurando uma nova etnia. “Era o brasileiro que surgia, construído com os tijolos dessas matrizes à medida que elas iam sendo desfeitas.” (p.30).