Direito
Curso: Licenciatura plena em Pedagogia
Disciplina: sociedade, cultura, ética e cidadania.
Fichamento: o povo brasileiro (Criatório de gente)
Allan Patrick Batista de Oliveira
1°semestre - Noite
Belém-PA
2012
Faculdades integradas Ipiranga
Curso: licenciatura plena em pedagogia
Disciplina: sociedade, cultura, ética e cidadania.
Fichamento: o povo brasileiro (Criatório de gente)
Allan Patrick Batista de Oliveira
.
Trabalho solicitado como requisito parcial e avaliativo da disciplina: sociedade, cultura, ética e cidadania ministrada pelo professor Márcio benassuly na turma PLPN19.
1°semestre - noite
Belém-PA
2012
RIBEIRO, Darcy. Criatório de gente. In: RIBEIRO, Darcy .O povo brasileiro a formação e o sentido do Brasil. 2° edição. São Paulo. Companhia das letras, 1995.p 79-105.
Introdução
“A instituição social que possibilitou a formação do povo brasileiro foi o cunhadismo, velho uso indígena de incorporar estranhos à sua comunidade. Consistia em lhes dar uma moça índia como esposa. {...} Assim é que, aceitando a moça, o estranho passava a ter nela sua temericó e, em todos os seus parentes da geração dos pais, outros tantos pais ou sogros. {...} Como cada europeu posto na costa podia fazer muitíssimos desses casamentos, a instituição funcionava como uma forma vasta e eficaz de recrutamento de mao‐de‐obra para os trabalhos pesados de cortar paus‐detinta, transportar e carregar para os navios, de caçar e amestrar papagaios e soíns.{...} Sem a prática do cunhadismo, era impraticável a criação do Brasil. Os povoadores europeus que aqui vieram ter eram uns poucos náufragos e degredados, deixados pelas naus da descoberta, ou marinheiros fugidos para aventurar vida nova entre os índios.”(p.81-84).
Desenvolvimento
“Múltiplas eram as dificuldades que iam surgindo com essa