paper musicalização
Licenciatura Pedagogia - (PED0087) – Lúdico e Musicalização na Educação Infantil
RESUMO
O presente artigo trata da musicalização na educação infantil, onde o professor é o mediador. Falarei da música como desenvolvimento cognitivo, onde inúmeras pesquisas, desenvolvidas em diferentes países e em diferentes épocas, particularmente nas décadas finais do século XX, onde a influência da música foi incontestável no desenvolvimento da criança. Outro campo de desenvolvimento é o afetivo onde lida com a afetividade humana. A música também traz efeitos muitos significativos no campo da maturação social da criança, onde também a música é importante do ponto de vista da maturação individual, isto é, do aprendizado das regras sociais por parte da criança.
Palavras-chave: Desenvolvimento Cognitivo; Afetivo; Social.
1 INTRODUÇÃO
A presença da música na vida dos seres humanos é incontestável. Ela tem acompanhado a história da humanidade, ao longo dos tempos, exercendo as mais diferentes funções. Está presente em todas as regiões do globo, em todas as culturas, em todas as épocas: ou seja, a música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço.
Entretanto, a forma pela qual a música, como linguagem, acontece no seio dos diferentes grupos sociais é bastante diversificada. A música que é vivenciada em uma cerimônia do Quarup, no Parque do Xingu, por exemplo, tem um caráter bastante diverso da música que colocamos no CD player do nosso carro; o mantra entoado em um templo budista, por sua vez, não apresenta a mesma função de um canto de lavadeiras do Rio São Francisco.
Apesar dessas diferentes funções, em todas essas situações e em muitas outras, a música acompanha os seres humanos em praticamente todos os momentos de sua trajetória neste planeta. E, particularmente nos tempos atuais, deve ser vista como uma das mais importantes formas de