ESTUDAR
O neobrasileiro é uma nova identificação própria que o Brasil estava construindo por dois motivos: Primeiro, pelo fato de abranger maior número de membros do que as aldeias indígenas, segundo, pelo fato de incorporar todos numa só identidade étnica, estruturada como um sistema socioeconômico integrado na economia mundial.
Por muito tempo, os neobrasileiros exibiram uma aparência mais indígena do que negra ou européia, pelo modo como moravam, pelo que comiam, por sua visão do mundo e pelo idioma que falavam.
[Por muito tempo os neobrasileiros mantiveram as características indígenas]
Página 4
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. Companhia das Letras, 2°edição1995. São Paulo – SP.
1 – INTRODUÇÃO
Apresenta – se o fichamento da conhecida obra de Darcy Ribeiro “O Povo Brasileiro”. Darcy Ribeiro nasceu em 1922 em Montes Claros, Minas Gerais. Darcy Ribeiro se preocupava com os índios e a educação do país. Está e uma obra que nos mostra a historia da formação do povo brasileiro. Darcy apresenta a formação e o sentido do Brasil.
Página 1
2 – DESINVOLVIMENTO
2 – Capitulo: Moinhos de gastar gente
2 -1: Os Brasilindios
Os brasilíndios construíram a identidade brasileira, caíram na terra de ninguém e assim formaram um novo gênero humano. Eram chamados pelos jesuítas de Mamelucos (palavra de origem árabe – soldado que tem talento para exercer mando sobre seus gentios).
Eles foram importantes para a história brasileira, pois enfrentaram o ódio jesuíta, a má vontade dos renóis e impositores da dominação que os oprimia. Apesar da invasão portuguesa e espanhola, manteram sua cara e identidade.
[O mamelouco tinha a sua própria cultura, ele não se identificava e nem era visto como os índios, europeus ou negros.]
Página 2
2 -2. Os Afro – Brasileiros
Foram trazidos principalmente da costa ocidental africana. Inicialmente não tiveram tanta participação na formação original da cultura