Formação de hidróxidos anfóteros e
INTRODUÇÃO
Compostos de coordenação é um termo usado simplesmente para designar um complexo neutro ou um composto iônico. Consistem, em um átomo central, rodeado por certo número de outros átomos, íons ou moléculas, que têm a propriedade de doar elétrons ao átomo central, e são chamados de ligantes. O número de ligantes é denominado número de coordenação e pode ser determinado quando observada a fórmula de um composto de coordenação, caso o ligante não tenha mais do que um ponto de ligação.
As forças de ligação responsáveis que mantêm unidos os átomos desses compostos são as atrações existentes entre os núcleos e os elétrons sendo o núcleo carregado positivamente e o elétron carregado negativamente, propiciando um caráter iônico ao composto.
Dependendo da quantidade de ligantes que estão ao redor do átomo central (ion metálico) esse recebe a seguinte classificação; de monodentado quando um único átomo possui um ponto de ligação, ou seja, possui um par de elétrons doador e polidentados quando os ligantes possuem mais do que um ponto de ligação.
Quanto à formação da geometria tem-se por um lado complexos de esfera interna, onde os ligantes estão diretamente ligados ao íon central, e complexos de esfera externa, que é o produto da associação eletrostática de um íon complexo com um contra-íon.
OBJETIVO
Ilustrar a tendência dos íons metálicos de formar compostos de coordenação (complexos metálicos) com íons e moléculas polares neutras que agem como doadores de pares de elétrons para os referidos íons. Estudar os complexos de íons metálicos como íon cloreto e íon hidróxido.
MATERIAIS E REAGENTES
Alizarina R - 0,1% m/v
Béquer
Conta gotas
Pera
Pipetas
Suporte para tubos de ensaios
Tubo de ensaio
Hidróxido de sódio – NaOH(aq) 6 mol/L
Solução de nitrato de zinco 0,1 mol/L – Zn(NO3 )2
Ácido clorídrico–HCl 1:1
Ácido clorídrico concentrado – HCl
Solução de sulfato de cobre 0,1 mol/L– CuSO4
Solução de Nitrato de prata 0,1