Chumbo, prata e mercurio
Questão 1
Chumbo: forma compostos em dois estados de oxidação +2 e +4. Forma o cloreto de chumbo que é ligeiramente solúvel em água, não sendo completamente removido na precipitação desse grupo.
Prata: forma compostos em três estados de oxidação, +1,+2, +3. É um elemento de transição e forma muitos íons complexos. Pode formar compostos com baixa solubilidade em água.
Mercúrio: forma compostos em dois estados de oxidação, +1 e +2, sendo ambos relativamente estáveis. Na forma de cloreto mercuroso é o menos solúvel desse grupo de cátions.
Questão 2
Porque os íons desse grupo são precipitados na forma de cloretos insolúveis pela adição de ácido clorídrico diluído a frio, e os cloretos desse grupo se tornam solúveis com o aumento da temperatura. Se fosse utilizado o ácido clorídrico concentrado poderia ocorrer à formação de cloro-complexos solúveis.
Questão 3
O Hg2Cl2 sofre auto oxidação-redução (desproporcionamento) na presença de amônia em excesso. Isto produz mercúrio metálico finamente dividido, que é negro, e amidocloreto de mercúrio (II), HgNH2Cl, branco. É importante, pois a formação do resíduo preto é, em geral, uma indicação suficiente da presença de mercúrio (I) na amostra.
Questão 4 Porque em solução amonical o AgCl tende a se dissociar para formar NH4Cl, enquanto em HCl, devido a grande quantidade de Cl-, os íons Ag+ não ficam em solução e se combinam com o Cl-.
Questão 5 As solubilidades dos cloretos de prata e de mercúrio (I) são muito baixas e estes sais podem ser precipitados, quase completamente, mediante adição de um pequeno excesso de ácido clorídrico à solução de cátions. O cloreto de chumbo é muito mais solúvel, só precipitando se a concentração do íon Pb2+ for elevada. Portanto, bastante chumbo é deixado em solução para precipitar como sulfeto de chumbo com o 2o grupo de cátions.
O ácido clorídrico é preferido para a precipitação do grupo por não introduzir cátions (tais como Na+, K+) e porque cria e/ou