alguns aspectos da quimica do cromo
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E EXATA
DISCIPLINA: QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I
TURMA: P01
DOCENTE: RENÊ GIAMPEDRO
ALGUNS ASPECTOS DA QUÍMICA DO CROMO
Danilo Macedo de Souza
Joabes S. Trindade
Jequié-Bahia
Outubro - 2014
1 – OBJETIVOS
Estudar o comportamento químico de alguns compostos de cromo.
2 – INTRODUÇÃO
O cromo é um elemento de transição externa, possui como configuração eletrônica [Ar] 3d5 4s1. Assim como todos os elementos de transição, o cromo é um metal, este é produzido em grande escala, sendo bastante empregado em ligas de ferro e de outros mentais. Além disso, é empregado em revestimentos por eletrodeposição.
O cromo é o vigésimo primeiro elemento mais abundante na crosta terrestre, em peso. Sendo quase tão abundante quanto o cloro. O único minério de cromo de importância comercial é a cromita, FeCr2O4. O cromo é obtido em duas formas: ferrocrômio e cromo metálico puro, dependendo da finalidade de uso. O ferrocrômio é uma liga de ferro, cromo e carbono, obtido pela redução da cromita com carbono. (LEE, 1999).
São necessárias algumas etapas para a obtenção de cromo puro. Inicialmente, a cromita é fundida com NaOH ao ar. Nesse processo o cromo é oxidado a cromato de sódio. (ATKINS, 2001).
Analisando a configuração eletrônica do cromo (3d5 4s2) é esperado que ele forme compostos em que o metal se encontra nos estados de oxidação entre (+I) e (+VI). Os íons nos estados (+II), (+III) e (+VI) são os mais importantes. O Cr (+II) é redutor, o (+III) é o mais estável e importante e o Cr(+VI) é fortemente oxidante (LEE, 1999).
3 - MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 – MATERIAIS
Tubos de ensaios
Lamparina
Bico de Bunsen
Espatula
3.2 – REAGENTES
Nitrato de cromo (III)
Dicromato de amônio
Cloreto de cromo (III)
Solução de hidóxido de sódio a 30% (m/v)
Solução de ácido clorídrico 1: 1(v/v)