Trabalho
Influência dos elementos de liga no aço.
Os elementos de liga são formadores das ligas metálicas, que são materiais de propriedade semelhantes às dos metais e que contêm pelo menos um metal em sua composição; e através desses podemos obter melhoras de algumas propriedades como diminuição ou aumento do ponto de fusão, aumento da dureza, aumento da resistência mecânica e/ou outras características desejadas de acordo com o uso do metal. Dentre vários abordaremos o Cromo, molibdênio, Níquel e Cobalto.
Cromo
O cromo está entre os elementos mais raros da crosta terrestre, no Brasil encontra-se, sobretudo no minério cromita e tem a propriedade de ser bastante resistente ao processo corrosão e oxidação. Por essa razão é usado no revestimento de objetos metálicos, e juntamente com o níquel, na produção de aços especiais. O Brasil, praticamente o único produtor de cromo no continente americano, continua com uma participação modesta, tanto em reservas como produção. Principais Estados produtores: Bahia (89,7%), Amapá (7,2%) e Minas Gerais (3,1%). Nas ligas metálicas o cromo é elemento muito utilizado, abaixo algumas propriedades com a influência do cromo:
Influência na estrutura: Com a presença do cromo, a estrutura forma carbonetos (a presença do carbono numa estrutura intersticial); e acelera o crescimento de grãos.
Influência nas propriedades: Aumento da resistência a corrosão e a oxidação; aumento da resistência em altas temperaturas.
Aplicações: Aços para construção mecânica; aços ferramenta; aços inoxidáveis.
Produtos: Indústria química; talheres; válvulas; peças para fornos; ferramentas de corte.
Também alguns aços liga segunda a tabela SAE:
Molibdênio
O molibdênio é retirado de uma de um estrutura chamada “molibdenite (Mos2)”, que tem uma cor prateada, um mineral que ocorre frequentemente sob a forma tubular,em lâminas hexagonais ou disseminado em grãos finos. A distribuição das reservas de molibdénio e a