Pratica do Cromo
Valor do Relatório:___ Pontos.
Disciplina: Química Inorgânica II – Prática de Laboratório.
Data do Experimento: 20/02/2014.
Professor: Marcelo Vaz.
Recebido em: 26/06/2014.
Aluna: Laís Corrêa Pinto de Souza
Matrícula: 5105840.
Experimento Nº 1 – Prática do Cromo.
1) Objetivo
Observar o comportamento do cromo em seus diferentes estados de oxidação a partir de ensaios químicos. 2) Fundamento Teórico
O cromo é um metal prateado, brilhante, com grau de dureza elevado e resistente a corrosão. Ele é um metal de transição, pertence ao grupo VI da tabela periódica e é um dos metais mais importantes desse grupo.
O principal mineral é a cromita (cromato de ferro, FeCr2O4). África do Sul é o maior produtor desse minério, com cerca de 75% do total mundial. Outro mineral (pouco comum) é a crocoíta (cromato de chumbo, PbCrO4).
Descrição de um dos processos: cromita é aquecida com carbonato de sódio na presença do ar, resultando em óxido férrico, dióxido de carbono e cromato de sódio. Este reage com ácido sulfúrico diluído, formando sulfato de sódio e dicromato de sódio. O dicromato de sódio é aquecido com enxofre, resultando em sulfato de sódio e óxido de cromo, que é separado por ser insolúvel em água. O óxido é misturado com alumínio em pó e a mistura queimada (processo Goldschmidt) para produzir o cromo metálico fundido, com cerca de 99,5% de pureza.
3) Materiais e Reagentes Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de ensino de Química, foram utilizados neste experimento:
Reagentes
Materiais
Ácido Acético (CH3COOH P.A)
Balança Eletrônica
Ácido Clorídrico (HCl P.A)
Bastão de Vidro
Ácido Sulfúrico Concentrado (H2SO4 P.A)
Béquer de 250mL
Água Destilada (H2O)
Bico de Bunsen
Cloreto de Bário (BaCl2 1,0 M)
Cadinho de Porcelana
Cloreto de Cromo (CrCl2 1,0 M)
Espátula
Cromato de Sódio ou Potássio (Na2CrO4 ou K2CrO4 0,5 M)
Estante para tubos de ensaio
Dricomato de Amônio ((NH4)2Cr2O7 P.A)
Pinça de madeira