formação de equipes
Como ninguém sabe ao certo o que acontecerá, a produtividade é baixa.
No papel de líder de uma equipe na fase de formação, você deve fornecer as informações necessárias para que a equipe possa começar a trabalhar. Direcione e forneça propósitos claros. Incentive e permita que a equipe se conheça melhor.
Envolva a equipe na definição da forma de trabalho, escute opiniões e teste alternativas.
fase 2
Nessa fase as coisas tendem a piorar. A equipe fica impaciente com a falta de progresso e luta para encontrar sua forma de trabalhar em conjunto. A produtividade continua caindo.
Estimule a comunicação e atividades informais. Isso desenvolve a confiança e estabelece boas relações de trabalho. Resolva os problemas de poder e autoridade e estabeleça um processo para tomada de decisão e os envolvidos nela. Procure permitir que a equipe se torne mais independente.
Fase 03: Normatização
A equipe começa a dar sinais de coletividade e estabelecimento de ligações entre si. Apesar da produtividade ainda ser baixa pela falta de resultados concretos, nessa fase a equipe já definiu algumas regras/normas para o trabalho em conjunto. A comunicação fica maior e a confiança se estabelece.
Faça os membros colocarem a mão na massa e trabalharem de forma cooperativa. Envolva a equipe e utilize intensamente as habilidades e conhecimento dos membros.