Formação contínua de professores em portugal: passado, presente e que futuro?
Nas últimas três décadas, a formação de professores tem sido objecto de uma crescente atenção, não só pela investigação, mas também pelos decisores políticos que lhe reconhecem a importância para o sucesso da implementação das reformas na melhoria da educação. A contribuir para esta preocupação está a complexidade da sociedade (alterações económicas, sociais e fenómenos como a globalização), da educação e da escola, que exigem níveis de competência elevados. Está-se perante uma escola heterogénea, onde impera a diferença cultural, social, étnica e onde contrariamente, ao que era suposto, a desigualdade não se esbateu, mas pelo contrário, acentuou-se. Neste contexto, atualmente, sabe-se que saberes e competências adquiridos através da formação inicial já não são suficientes para enfrentar as novas exigências, que reivindicam o prolongamento da educação e da formação ao longo da vida, não se circunscrevendo a um período determinado, requerendo, por isso, a necessidade de manter mecanismos de formação profissional permanente. Como forma de resposta, desenvolveu-se a formação contínua de professores como um processo continuado de crescimento profissional de modo a que estes profissionais consigam dar resposta às novas dificuldades que surgem em contexto escolar, constituindo, por isso, um instrumento de apoio para uma melhor qualidade de vida pessoal e profissional dos docentes.
Assim a Formação Contínua em Portugal, aparece pela primeira vez, consagrada como um direito de todos os professores, educadores e outros profissionais da educação na Lei nº 46/86 (Lei de Bases do Sistema Educativo), seguiram-se vários documentos legais, mas foi com a criação dos Centros de Formação de Associação de Escolas, que se deu o verdadeiro impulso e um marco na história da formação contínua de professores em Portugal.
Desta forma, pretende-se com este artigo de revisão teórica, conhecer resumidamente o que foi a formação contínua em Portugal, apontar algumas