Formas tradicionais de conflitos
FORMAS TRADCIONAIS DE CONFLITOS
Introdução
Abordando temas da atualidade, esta pesquisa tem por objetivo informar sobre formas tradicionais de conflitos que ocorrem em algumas partes do mundo.
Com base nos estudos em sala, a FARC se enquadra no conceito de Guerra Civil ou Guerrilha, a qual tem por objetivo derrrubar o governo do proprio pais, envolvendo compatriotas lutando entre si, de um lado os legalistas (favoraveis ao governo estabelecido) e de outro os guerrilheiros ou revolucionarios (ambicionando a tomada do poder). A FARC é a mais longa e sangrenta guerrilha civil do cenario internacional.
O ETA e o IRA , são exemplos de Separatism no interior de um Estado, sendo explicado como o choque interno entre forças oficiais e grupos armados reinvindicando a separação de um determinado territorio do restante do pais, a fim de torná-lo um estado independente.
Já os conflitos que ocorrem na Faixa de Gaza e Cisjordania pelo reconhecimento de um estado independente, é um historico e atualíssimo conflito por ocupação estrangeira, por ser um embate provocado por uma ação militar estrangeira.
FARC ou FARC-EP
Forças Armadas Revolucionárias Colômbia–Exército do Povo, também conhecidas pelo acrônimo FARC ou FARC-EP, é uma organização de inspiração comunista, autoproclamada guerrilha revolucionária marxista-leninista, que opera mediante táticas de guerrilha. Lutam pela implantação do socialismo na Colômbia
A origem das FARC remontam as disputas entre liberais e conservadores na Colômbia, retratadas pela obra de Gabriel García Marques "Cem Anos de Solidão". Em 1948, os liberais, com apoio dos comunistas, iniciam uma guerra civil contra o governo conservador. Após 16 anos de luta guerrilheira e a conquista de algumas reivindicações políticas, os liberais passaram a temer que a experiência cubana de 1959 se repetisse na Colômbia. Rompem com a esquerda e passam para o lado conservador.
Em 27 de maio de 1964, o governo de