Formas Geométricas no Universo - Ensino Fundamental
N°: 16
SÉRIE: 8°AM
PROFESSOR: MAÉRCIO
ASSUNTO: FORMAS GEOMÉTRICAS DO UNIVERSO
FONTE: APOSTILA ETAPA N°01 ANO 2007
O Céu
Em toda história do homem, o céu despertou interesse. É no céu que vemos o Sol, a Lua, as estrelas e os planetas. E as mudanças de aspecto do céu indicam qual a melhor época para caçar, plantar ou colher. Para os antigos, o céu determinava o destino e, por isso, era preciso conhecê-lo.
O primeiro aspecto observado no céu é o movimento dos corpos celestes.Todos eles, para um observador aqui da Terra, parecem estar em movimento. O Sol, a Lua, as estrelas e os cometas estão em movimento constante.
Para explicar isso vários estudioso construíram modelos alguns deles são:
Modelo Geocêntrico
Geo: relativo à Terra
Cêntrico: relativo a centro
Um dos seus principais criadores foi Cláudio Ptolomeu. Nele a Terra seria o centro do universo e todos os outros astros girariam ao redor dela. Esse modelo parece estar de acordo com a nossa intuição, pois para nós a Terra parece estar em repouso, enquanto todos os demais astros parecem se mover.
Ptolomeu afirmava que os planetas giravam em círculos em volta de pontos, que, por sua vez, giravam em círculos ao redor da Terra. Vistos da Terra, os planetas parecem descrever caminhos bastante complicados.
Os caminhos percorridos pelos corpos celestes no espaço são chamados órbitas. No sistema geocêntrico, o Sol e a Lua parecem descrever um movimento circular ao redor da Terra.
Modelo Heliocêntrico
Hélio: relativo a Sol
Cêntrico: relativo a centro
Entre os estudiosos do céu, dois se destacaram pela contribuição dada ao conhecimento do movimento dos corpos celestes: Nicolau Copérnico e Johannes Kepler.
O sistema heliocêntrico de Nicolau Copérnico afirma que os planetas movem-se em órbitas circulares em torno do Sol.
Johannes Kepler acabou concluindo que os planetas realmente giravam em torno do Sol, porém suas órbitas eram elípticas.
Kepler formulou três leis sobre o