Formas de participação social
A construção de uma democracia participativa adere vários benefícios a própria população, por isso a grande importância de participação social. Algumas, com obrigatoriedade já são exercidas com freqüência, como o voto. Porém, mesmo com a alta freqüência de incidência não é garantido sua eficácia, por exemplo, quando um eleitor vende seu voto, ou até mesmo não se atenta ao escolher um candidato em qual votar, seu voto acaba sendo em “vão”, visto que o tal mesmo estando presente na votação não participa integralmente.
Outras formas de participação é o abaixo assinado, o qual é possível requerer algo de acordo com a quantidade de pessoas concordantes, temos também, as assembléias as quais dão a oportunidade do cidadão participar ativamente de decisões debatendo seus argumentos, e algumas vezes idéias para propor.
As manifestações são outras formas de participar ativamente da democracia, um exemplo de manifestação a qual teve grande sucesso foi a Manifestação pelo impeachment do Presidente Fernando Collor de Mello, Sp, em agosto de 1992.
Nos tempos atuais, a participaçãosocial vem mostrando que é muito importante na gestão pública, visto que com o povo atento a política tem chances de ser menos corrupta, oque com certeza faz diferença para todos, sobre as assembléias é importante mostrar seu significado:
O termo Assembléia é geralmente usado para indicar qualquer tipo de reunião de várias pessoas para discutir ou deliberar sobre questões comuns. Enquanto no direito privado indica a reunião de todas as pessoas diretamente interessadas na solução de problemas comuns (Assembléia de sócios, de acionistas, de condôminos), no direito público indica o corpo representativo de toda a entidade coletiva. Portanto, usa-se este termo para indicar o corpo legislativo, os conselhos comunais, provinciais, regionais e estaduais, ou seja, para o passado, o Arengo, o Comício, o Parlamento, a Dieta, mas se trata sempre de um uso translato. A França