Formas de Governo
O presente artigo tem por finalidade apresentar minha compreensão a respeito dos significados da “Administração Por Objetivos”. O momento histórico em que surigiu, as tradições que seguem, seu maior conceituador, o modo como ela é introduzida na história da administração e suas conseqüências para o mercado.
APO – Administração por Objetivos
Peter Drucker é considerado o pai da administração moderna, ele levou para o mundo burocrático e frio das empresas uma espécie de humanização das relações. Pois, declarava que as relações psicossociais dentro das organizações são mais relevantes para o processo produtivo, do que as relações de mercado exteriores a este. Assim, o autor enxerga como finalidade das empresas mais do que produtividade e lucro, ele entende que existem nas organizações algumas responsabilidades morais, visando o bem-estar social, que não devem ser ignorados.
Mas, para além deste lado conceitual que denuncia valores éticos superiores, o autor parece entender que, para manter a satisfação popular, é preciso aperfeiçoar os ganhos das organizações, produzindo e ensinando estratégias para mantê-las no mercado.
E foi junto com a reorganização européia, arrasada durante a segunda guerra, que surgiram várias formas de aperfeiçoamento de gestão, como, entre outras, a especialização dos funcionários à função que desempenharia, hierarquias menos restritivas, simplificação de funções e segurança no local de trabalho. Descobertas que influenciaram os americanos, maravilhados com os resultados e, pois sim, atentos a novas possibilidades. E assim, estes, em contrapartida, interessados em descobrir novos mercados para seus produtos, ensinavam uma nova cultura de gestão, baseada em pesquisas, vendas e controles gerenciais.
Foi neste contexto que Drucker surgiu para popularizar uma forma de gestão antes dominada por poucos, o “gerenciamento”, e, através de seus livros, passou à posição central nesta área do conhecimento. O prestigiado autor