Formas de avaliação
Valor do erro
Nenhum erro acontece por acaso, o acontecimento de um erro é o resultado de um raciocínio que falhou. Uma resposta considerada errada pelo professor foi dada por um aluno, tal qual o pensamento de alguma forma desviou-se do esperado.
Ao se corrigir não basta o professor falar que esta errada, é necessária que se fundamente o porquê do erro e onde esta. A correção nunca é um tempo perdido, pois assim pode-se descobrir problemas de didática e tentar resolve-los.
A correção efetiva de questões propostas em sala pode beneficiar a todos em sala de aula, uma vez que o professor aponta e explica as dificuldades especificas de casa erro. Na visão da sociedade o erro é visto como um valor negativo, com isso qualquer indivíduo tem medo aparente do erro, sendo que o certo seria tentar ate acertar, pois toda pesquisa científica só é exata após muitos erros, apesar de tal medo o erro tem seu valor na busca do conhecimento.
É necessário que o professor trabalhe a partir do erro com os alunos, com isso o professor poderá criar estratégias diferentes para sanar as dúvidas de cada aluno.
Modos de avaliação
A avaliação é uma ferramenta para intervenções, um processo sistemático que tem como objetivo verificar em que medida os objetivos pedagógicos estão sendo atingidas as habilidades, denominadas e as competências, alcançadas. A avaliação deve atender a três funções: diagnóstica, formativa e somativa.
- Avaliação diagnóstica: Deve ser feita em dois momentos distintos no segundo mês letivo, por meio da observação sistematizada de cada aluno o resultado dessa avaliação servirá de orientação para a elaboração das intervenções que serão realizadas durante o ano, para sanar as defasagens verificadas.
- Avaliação formativa: É a avaliação que tem como foco o processo de ensino-aprendizagem e deve ocorrer no momento em que os alunos, com o professor reveem seus resultados e superam suas dificuldades, seus conhecimentos e seus bloqueios e suas