Ativo e formas de avaliação do ativo
Definições de Ativos
“Ativo é qualquer contraprestação ou não, possuída por uma empresa e que tenha valor para ela”. Outro conceito bem atual defendido por Iudicibus & Marion (1999:145). “Ativo, pode ser conceituado como algo que possui um potencial de serviços em seu bojo, para a entidade capaz, direta ou indiretamente, imediata ou no futuro, de gerar fluxos de caixa”. Avaliação de Ativos
Avaliação, segundo Ferreira (1986:205) é o “ato ou efeito de avaliar, apreciação, análise, valor determinado pelos avaliadores”, dando uma noção mais restrita aos itens monetários, enquanto mensuração, Ferreira (1986:1119) coloca que é o “ato de medir ou mensurar, medição, enfatizando algo mais amplo englobando os itens monetários e não monetários”.
Objetivo da avaliação dos Ativos
São inúmeras as dúvidas que surgem, pois a questão é muito subjetiva e depende de vários fatores conforme explica Homburger. “Os valores financeiros dos Ativos, Passivos, receitas e despesas são mais sociais que físicos, no seu caráter; eles dependem e estão sujeitos ao julgamento e preferências do homem como um ser social (...). A quantia de custo de um ativo em qualquer negócio particular depende não só do tempo e lugar de aquisição, mas de julgamentos, esperanças, medos, preferências, tanto do comprador como do vendedor”. O objetivo da avaliação de um ativo é destacar diversas hipóteses como forma de se alcançar o melhor resultado, satisfazendo as necessidades de informações do usuário em questão.
Ativo intangível
Conforme Kohler apud