Mensura O De Ativos
Valores de Entrada
Valores de Saída
Mensuração
Processo de designação de montantes quantitativos monetários aos objetos que estão sendo mensurados.
"processo de designar montantes quantitativos monetários significativos a objetos relacionados na empresa e obtidos de tal maneira que eles são apropriados para agregação, a exemplo da valoração total dos ativos ou desagregação como requerido em situações específicas".
Hendriksen e Van Breda (1992)
Atributos básicos da mensuração
- objetividade: segundo a qual os desvios apresentados em uma mensuração em comparação a outra serão reduzidos proporcionalmente ao grau de detalhamento e a objetividade das suas regras, isto é, se as regras não forem claras o suficiente, propiciarão margem à subjetividade decorrente dos julgamentos. Segundo Ijiri (1967) “Existem vários graus de objetividade e devemos discutir se uma medida é mais ou menos objetiva do que outra e não se uma medida é objetiva ou não”.
- confiabilidade: de acordo Ijiri (1967) ”um sistema é confiável quando ele funciona da forma como se espera”, e acrescenta que, na Contabilidade a confiabilidade da mensuração é definida como grau de objetividade acrescido de um fator de julgamento. Isso demonstra que o grau de objetividade pode ser mensurado, porém a confiabilidade não, uma vez que o julgamento depende de um juízo de valor, o qual, está relacionado ao particular uso da medida.
Atributos básicos da mensuração oportunidade: qualquer informação pode deixar de ser útil se não for oportuna. Dessa forma, o benefício da informação está ligado ao tempo em que se presta tal informação, pois o tempo pode reduzir a capacidade informativa das demonstrações financeiras. precisão: a mensuração deve ser precisa o suficiente, de forma a permitir ao gestor distinguir o mais adequado curso de ação a ser tomado pela entidade.
- exatidão: a mensuração deve expressar valores verdadeiros.
- acurácia: a informação deve ter uma probabilidade muito pequena de se