Formar professores em contextos sociais em mudança: Prática reflexiva e participação crítica
TEXTO: FORMAR PROFESSORES EM CONTEXTOS SOCIAIS EM MUDANÇA PRÁTICA REFLEXIVA E PARTICIPAÇÃO CRÍTICA
Trabalho apresentado ao Professor Jacks Richard de Paulo como parte das exigências do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas da disciplina Sociologia e Cotidiano Escolar, pela aluna: Mirlane Rafaela de Souza Moura.
João Monlevade
Agosto/2013
ROTEIRO DE ESTUDOS
ATIVIDADE: Discussão – Avaliativa 3 / Valor: 1,0 ponto.
ARTIGO: Formar professores em contextos sociais em mudança: Prática reflexiva e participação crítica
AUTORA: Philippe Perrenoud
ALUNA: Mirlane Rafaela de Souza Moura
3ª Atividade
Com base na leitura do texto de Philippe Perrenoud, discorra sobre a seguinte questão que foi ressaltada:
A escola pode ficar imóvel em contextos sociais em transformação?
Obs: Nesta atividade você pode citar trechos do texto em questão e se posicionar criticamente, lembre-se de que as citações devem ocorrer de acordo com as normas da ABNT. A correção dessa atividade será de responsabilidade do Tutor a Distância - Valor: 1,0 p.
As constantes transformações sociais, econômicas e políticas ocorridas no mundo requerem que a escola atenda às exigências impostas pelo novo modelo de sociedade: a Sociedade do Conhecimento (Tres, s/d p. 1). Uma evidência dessa mudança são as novas tecnologias mudando o trabalho, a comunicação e a vida. È importante que o educador reflita sobre tais transformações e seus benefícios ou não. Essas mudanças podem auxiliar o trabalho do educador proporcionando novos conhecimentos e tornando o ambiente escolar mais dinâmico.
Pensando em tal acontecimento surge uma questão que será discutida, ao longo desse trabalho, como: ‘A escola pode ficar imóvel em contextos sociais em transformação?’.
A sociedade muda, e a nossa tendência é pensar que a escola também deve acompanha essa mudança, “até mesmo inspirar as transformações culturais’’. (Perrenoud, 1999), mas