RH - desenvolvimento de recursos humanos
CENTRO SÓCIO ECONÔMICO
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS – CAD 7233
CRIATIVIDADE – ESTUDO DE CASO NA EMPRESA INTELBRÁS
Florianópolis, maio de 2013
CRIATIVIDADE – ESTUDO DE CASO NA EMPRESA INTELBRÁS
Trabalho acadêmico apresentado como parte da avaliação da disciplina Desenvolvimento de Recursos Humanos, ministrada pela professora Dr. Eloíse H. Dellagnelo.
Florianópolis, maio de 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Trabalhar criatividade nas organizações exige tratar o indivíduo como um ser social que tem suas particularidades e não apenas como um recurso operacional a ser maximizado em termos de lucros financeiros. Porém, a criatividade é um fator defendido por muitos teóricos como intrínseco do sujeito mas que através de estímulos pode ser desencadeada e potencializada. As empresas que tem esse pressuposto tem em mente que fatores externos como o ambiente organizacional e boa relação entre os funcionários interferem no estímulo à criatividade do colaborador e pelo mesmo esse ambiente precisa ser motivador e estimular da criatividade.
Partindo desse pressuposto, de que o ambiente externo também influencia no desenvolvimento da criatividade, busca-se com esse trabalho entender quais os fatores que contribuem para a criatividade nas organizações e também perceber quais as barreiras que inibem o desenvolvimento da mesma. Ainda, ressalta-se o desenvolvimento da criatividade em empresas que não a tem como pressuposto como empresas de tecnologia como é o caso do presente trabalho. A criatividade é muitas vezes associada a ambientes informais ou de empresas que trabalhem com a criação de produtos como de Design. Porém, a criatividade também pode se dar em ambientes formais e de cunho mais voltado a lógica e pensamento quantitativo.
Para fins de estudo e verificação da Criatividade utilizou-se como