FORMAÇÃO DOCENTE
IRENE DA COSTA SILVA
FORMAÇÃO DOCENTE: “UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA”
Macapá
2013
IRENE DA COSTA SILVA
Produção Textual Individual Interdisciplinar do 2°
Semestre do Curso de Licenciatura em Letras
Apresentado à Universidade Norte do Paraná como
Requisito parcial da avaliação – UNOPAR VIRTUAL.
Macapá
2013
INTRODUÇÃO
Vivemos hoje um momento histórico na área educacional. Discussões acerca da qualificação docente emergem em vários seminários e cursos de capacitação, visto que o professor nesse atual momento é considerado o mediador do processo de ensino e aprendizagem e como tal, é o principal agente da educação escolar sendo responsável pela formação dos educandos facilitando sua aprendizagem, construindo e reconstruindo novo saberes.
Atualmente a educação escolar é a atividade mais complicada que nossa sociedade enfrenta, porém é algo indispensável ao ser humano. A educação é o ato de pensar criticamente e nos possibilita metas para agir em busca de melhores condições de vida.
O maior desafio da sociedade educacional deste século é manter atualizado o de conjunto de profissionais que está em processo de formação ou que está em pleno exercício, uma vez que a formação profissional por si só, já não atende as demandas para se formar indivíduos críticos, conscientes e reflexivos. Porém, faz-se necessário uma busca constante e inacabada do aperfeiçoamento e aprendizagem dos docentes, desenvolvendo nesses um perfil ideal de profissionais que atendam as necessidades atuais e trabalhem à luz de uma educação transformadora e criadora, não mais no paradigma de uma educação engessada e paralisada. Fazendo, assim, valer a ideia de que a educação é à base de uma sociedade de qualidade, que busca novos caminhos para a efetivação de uma práxis pedagógica empenhada com a construção de conhecimento