Formando professores para ead
“Formando professores para educação à distância”
São Paulo
2013
FORMANDO PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Viviani Karina Germano da Silva
RESUMO A educação à distância, antes centralizada no texto impresso, agora vai dando lugar para fontes eletrônicas digitais de informação, trazendo possibilidades quase inesgotáveis para a aprendizagem. Neste novo cenário, os papéis tradicionais do professor, aluno e escola precisam ser mais bem compreendidos e investigados para fazer frente às mudanças que se impõem. A educação a distância via Internet redefine substancialmente o papel do professor que agora assume posição diferenciada daquela conhecida historicamente. Como elemento central no processo ensino/aprendizagem, portanto, precisa ter sua função, sua prática, seu papel questionado, compreendido, estudado. Realiza-se uma reflexão sobre o professor-tutor no contexto de educação a distância online, destacando as principais diferenças entre suas atividades e aquelas atribuídas ao professor convencional.
Além de discutir os obstáculos enfrentados neste meio e as estratégias adequadas para superar a distância geográfica e temporal existente entre professor-aluno, busca responder a questões pontuais, tais como: Em que consiste o ensino do tutor? Quais seriam seus papéis e funções? Qual a importância da tutoria no contexto do curso a distância online?
Hoje a universidade que não da ênfase a educação a distância não obterá êxito.
Palavras-chave: Educação a Distância; Formando Professores Para Educação a Distância.
1 INTRODUÇÃO
Os surgimentos das novas tecnologias da informação e da comunicação deram um novo impulso à educação a distância, fazendo aparecer, através da Internet, formas alternativas de geração e de disseminação do conhecimento. A educação à distância, antes centralizada no texto impresso, agora vai dando lugar para