animação na infancia
Índice
Introdução:
O presente trabalho é sobre a Asc na infância e nos tempos livres, onde irei falar So re a animação infantil e falar no ócio como forma de utilizar nos tempos livres infantis.
O trabalho surgiu na disciplina de Técnicas de animação sociocultural, proposto pela professora Mónica Marques.
A animação sociocultural é o conjunto de processos os técnicas que se dirigem a diversos grupos de indivíduos (Crianças, Jovens, Adultos e Idosos) para realizar projectos e iniciativas que promovam a sua cultura e o seu desenvolvimento pessoal e social.
Irei concluir o trabalho com um plano sessão para realizar com Crianças de uma instituição que irá ter como finalidade, um presente para o dia da mãe.
O objectivo do trabalho é desenvolver um trabalho de investigação sobre um dos âmbitos da animação sociocultural.
Animação sociocultural
A animação sociocultural é um novo tipo de intervenção que tende a favorecer e desenvolver a comunicação, a socialização e a criatividade, através da fantasia e o prazer de participar.
Animar é dar vida, é criar e acreditar, é saber que há sempre distinta formas de solucionar os problemas, problemas esses que para a animação não são mais que desafios para mudar e transformar o mundo de cada um!
Animar é dar vida!
Animar é relação!
Âmbitos e destinatários da ASC (segundo Trilla):
Asc na infância e educação dos tempos livres
Asc na Juventude
Asc e educação de adultos
Asc na terceira idade
Ambitos ligados ás áreas temáticas:
Animação comunitária
Animação Turística
Teatro como meio de animação sociocultural, a animação teatral, o teatro na animação terapêutica
Animação socioeducativa
O animador
O animador tem de ser capaz de estabelecer relações positivas entre as pessoas, grupos e colectivos. E isto, mais que conhecimentos, depende das atitudes e das