Formacao dos estados africanos
Conceito de Estado
Estado é o conjunto das instituições do governo, forças armadas, funcionalismo público que controlam e administram uma nação, país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado.
Segundo Max Weber, o Estado é uma organização que conta com o monopólio da violência legítima, pelo que dispõe de instituições como as forças armadas, a polícia e os tribunais, pelo facto de assumir as funções de governo, defesa, segurança e justiça, entre outras, num determinado território.
O Estado tem como elementos1: o Povo, o Território e o Poder Político.
Processo de formação de Estado:2 No processo de formação de estado podem ser objecto de distinção:
Formas pacíficas e violentas;
Formas de acordo com as leis vigentes no Estado ou na sociedade a que a nova comunidade até então pertence e formação contra essas leis;
Formação por desenvolvimento interno e por influência externa.
Contextualização histórica
Desde o final da Segunda Guerra Mundial, quase todos os Estados africanos passaram ou estão passando pelo processo de independência política. Segundo Markovitz (1970), são três os casos de "desenvolvimento político" pelo qual passam os países africanos:
A luta pela libertação;
A consolidação do poder, isto é, a determinação de uma estrutura e instituições básicas do novo Estado;
A restruturação da sociedade e a criação de um novo aparato burocrático com o propósito de desenvolver uma estrutura para o desenvolvimento.
A partir da segunda guerra mundial, os africanos começaram a ter ideias mais preciosas sobre como por fim ao colonialismo. Começaram a compreender que a exploração colonial não era apenas de uma tribo ou região, mas todo o mal que abalava o povo africano por inteiro, isto é, toda nação africana. Daí nasceu o Nacionalismo.
Assim, pouco a pouco, a vida social e política em África passou a ser outra na medida em que a guerra demarcou, na pratica, o fim dos impérios coloniais onde