Yano lindo
I. INTRODUÇÃO
A Sociogenese é um termo formado por prefixação entre duas palavras: Sócio que deriva da Sociedade com o significado de interacção ou grupo social para um fim. Enquanto que, Génese é um conceito bíblico que significa origem ou formação. Isto significa que Sociegénese dos Estados Africanos é retratar episodios que se sustentam numa tentativa de comparação e relacionamento entre varios elementos teóricos de estudo para descrição de interacções humanas em Africa que levam formação dos actuais Estados.
Assim o presente trabalho descreve os processos que caracterizaram a formação dos Estados modernos em África em substituição dos primeiros tradicionais. Também retratar as consequências e desafios actuais como resultado de um conjunto de factores históricos que ditaram a formação Ideológica dos Estado-Naçoes. Porém não abordara detalhadamente os antigos e primeiros Estados, mas apenas citar-se-ão como referência da sua existencia formados sobre o princípio de nações indênticos aos Estados Ocidentais. Para tal, recoreu-se à uma pesquisa bibliográfica, fontes empíricas das manifestações das relações de poder entre as elites, seus discursos públicos e à um vasto leque de pressupostos teóricos da Politologia. Assim, o Estado Africano é decorente de processos históricos que o povo tem pela herança dos seus ancestrais ou antepassadas, e um outro que interrompeu o primeiro durante cinco séculos á que por força e supremacia tecnologica, financeira teve de se submeter.
II. OS PRIMEIROS ESTADOS AFRICANOS
Antes da penetraçào Europeia, desenvolveram em africa varias civilizações que tiveram grande contributo no desenvolvimento da humanidade. São os casos do Antigo Egipto, Axum no Sudão e Kux- Méroe muito antes do surgimento da Grécia antiga. Estes formaram-se ao longo dos vales dos grandes rios, como o Nilo.
Mais tarde, devido aos